Taubaté | Medicina e Espiritualidade na Faculdade

Coordenação Alexandre Serafim

O curso de Medicina da Universidade de Taubaté (Unitau) inovou em 2016 e passou a ser a primeira do Brasil a oferecer a disciplina “Medicina e Espiritualidade”. A disciplina está presente na instituição desde 2011, mas era optativa e possuía um número limitado de vagas. A matéria tem o objetivo de levar o entendimento das questões espirituais e sua relação com a saúde. O conteúdo da disciplina aborda a medicina de uma forma diferenciada, menos técnica, o que atrai os estudantes. O responsável pelas aulas,  Prof. Me. Alexandre Serafim, julga essencial o ensinamento da espiritualidade dentro da universidade. “A disciplina é muito importante para que os universitários sejam médicos mais humanos”, finaliza o docente.

Segundo o levantamento feito pelo professor Giancarlo Luccheti, da Universidade de Juiz de Fora, em 2012, 90% das instituições norte-americanas têm a disciplina de espiritualidade na grade curricular. No Brasil, apenas 10% das universidades ministram a disciplina, sendo a Unitau a primeira no oferecimento da aula no país.

Informações: www.unitau.br/cursos/graduacao/medicina/medicina/
.

O Instituto MECURA, como Promotor de Saúde Integral, presta um serviço de divulgação de Serviços Holísticos alinhados aos nossos Missão, Propósito e Princípios. As informações na divulgação são apresentadas conforme nos é entregue, estando as mesmas sob responsabilidade do prestador do serviço divulgado. Não somos os responsáveis pelo serviço/atividades/palestra etc., nem por qualquer informação que venha a ser alterada pelos responsáveis. Sugerimos que entre nos links indicados, caso queira verificar as informações.